Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Mapa de Risco: saiba o que é e como fazer

O Mapa de Risco nada mais é do que uma excelente maneira de apresentar os riscos do ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico mais aprofundado da situação da empresa ou de um setor específico. Dessa forma se estabelecem as medidas de prevenção ou eliminação desses riscos. E, ao contrário do muitos imaginam, o Mapa de Risco ainda é obrigatório segundo a NR 5 item 5,16.

omo fazer um Mapa de Risco?

Cada empresa costuma criar o mapa de risco mais adequado, dependendo do seu segmento de atuação. Mesmo assim, existem alguns procedimentos básicos que norteiam a criação do Mapa de Risco. Confira:

a) Faça um reconhecimento de todos os espaços de trabalho encontrados no estabelecimento. Afinal, cada um pode representar um risco distinto.

b) Defina quais são todas as atividades, como e quantas vezes é realizada em cada ambiente de trabalho.

c) Crie então uma espécie de planta, como a de uma residência, para representar todos os locais de trabalho.

d) Faça uma lista de todos os materiais, equipamentos, ferramentas e utensílios usados em todas as atividades realizadas em cada ambiente representado na planta.

e) Relacione todos os riscos que existem em cada espaço na empresa.

Ao elaborar um Mapa de Risco as empresas se protegem e protegem seus colaboradores. Por isso, o ideal é que no período de sua elaboração, seja feita uma ampla divulgação de informações entre os funcionários, estimulando sua participação em todas as atividades relacionadas.

Quais são os resultados do Mapa de Risco?

a) Todos os espaços propícios ou sujeitos à riscos de acidentes na empresa são identificados.

b) Todos os colaboradores são conscientizados sobre esses riscos e sobre a necessidade de se diminui-los ou eliminá-los.

c) Todos os envolvidos também são alertados quanto à necessidade de adoção de medidas preventivas em espaços onde não se podem eliminar os riscos.

d) O estabelecimento é orientado quanto às metas e prioridades que irão prevenir acidentes.

Os riscos e doenças antes muito propícios nos locais de trabalho são fortemente reduzidos ou completamente eliminados.