O SESMT tem diversas formas conscientizar os funcionários para estimular a prevenção de acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais.
Uma das formas mais eficientes usadas atualmente tem sido o diálogo diário de segurança, popularmente conhecido como DDS.
LEGISLAÇÃO PARA EMBASAR O DDS
Não encontrará o termo DDS (Diálogo Diário de Segurança) em nenhuma NR! Mas, encontrará em várias normas que o empregador é obrigado a relatar os riscos do ambiente de trabalho aos empregados, bem como, as medidas preventivas, e é aí que entra o DDS!
Vamos citar aqui apenas duas normas que servem para embasar o DDS.
NR 1.7 Cabe ao empregador:
a) ,…
b) ,…
c) informar aos trabalhadores:
I. os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
II. os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;
NR 9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.
Para que serve o DDS?
O DDS serve para divulgar as medidas de prevenção de acidentes de trabalho que deverão ser adotadas e mostrar os riscos presentes no ambiente.
Objetivo do DDS
Conscientizar o funcionário antes do mesmo iniciar as atividades laborais. Informar sobre procedimentos de segurança que deverão ser adotados por todos os trabalhadores envolvidos.
Quando e onde deve ser feito?
Deve ser realizado antes de iniciar o expediente de trabalho.
Os Diálogos de Diários de Segurança deverão sempre ser realizados próximo aos locais onde as atividades serão realizadas, devem ter duração média de 10 minutos.