Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Quais são as luvas de aço utilizadas para o corte?

Segurança é fundamental em diversas atividades profissionais, principalmente em funções em que o trabalhador utiliza ferramentas e máquinas de corte. Para evitar acidentes, o uso de luvas de aço é fundamental. Estes Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fabricados em fios de aço inoxidável de grande resistência e não apresentam qualquer costura, o que dificulta ainda mais a penetração de facas e lâminas em geral.

As luvas de aço utilizadas para o corte são comuns em metalúrgicas, indústrias automobilísticas ou de alimentos, em empresas de estampas ou produção de eletroeletrônicos, em frigoríficos, na aeronáutica e nas indústrias agrícolas, de mineração, cerâmica e também em vidrarias. Este equipamento de proteção individual também pode ser encontrado com o nome de “luva anticorte”.

Importante ressaltar que as luvas de aço protegem as mãos do trabalhador contra inúmeros tipos de lâminas, desde facas em geral a serras de máquinas pesadas. Devem ser utilizadas sempre em perfeito estado de conservação e, caso apresente algum defeito ou abertura em sua estrutura, deve ser imediatamente substituída. O dispositivo deve ser preferencialmente utilizado longe de fontes de energia elétrica, pois choques podem acontecer.

Modelos de luvas de aço anticorte

Com o avanço da tecnologia e maior concorrência no mercado, alguns modelos de luvas de aço estão disponíveis para quem procura equipamentos de proteção individual. Entre os principais modelos vale a pena destacar a luva de aço de fio, tricotada ou não, em aramida, luva de aço com reforço de raspa nos dedos, modelos com punho longo ou curto, fabricadas com poliuretano, entre outros modelos de baixa, média ou alta resistência.