Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Tecmater no Expo Proteção

A Tecmater participará de algumas rodadas de negócios, representada por Rafael Maraccini.

Pavilhão Verde da Expo Center Norte em São Paulo/SP começa hoje (5) a receber os visitantes da sexta edição da Expo Proteção - Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho, que acontece paralelo à Expo Emergência - 9ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas. O evento que segue até essa sexta-feira (7) conta com 190 expositores, trazendo as últimas novidades em produtos e serviços voltados às áreas de SST e Emergência. Realizada pela Proteção Publicações e Eventos, a feira é patrocinada pelas empresas Ansell/Hércules, Metalcasty e Santista.

Oferecida pela Abergo (Associação Brasileira de Ergonomia), a Jornada Internacional Abergo inicia com dois minicursos no turno da manhã. Durante a tarde, em sua conferência de abertura, será apresentada a gestão de Ergonomia em um corporativo multinacional da Argentina, além de duas mesas redondas abordando os desafios dos profissionais ergonomistas e a gestão corporativa na área, debatendo a escolha e uso das ferramentas de análise ergonômica nas empresas.

Uma das propostas do encontro, de acordo com coordenador da mesa "Gestão Corporativa em Ergonomia: Experiências Concretas", Márcio Marçal, membro da diretoria da Abergo, é falar de Ergonomia aos empresários. "Muitas vezes os diretores e profissionais responsáveis pelas questões macro administrativas das empresas não têm um conhecimento claro do que é, qual é a importância da ergonomia dentro das organizações", avalia. Já no período da noite será aplicado o Energo (Exame Nacional de Ergonomia).

Também à noite acontece a premiação dos vencedores do Top of Mind, que identifica as marcas mais lembradas pelos prevencionistas na área de equipamentos e serviços em segurança do trabalho. Os ganhadores do Top de Mídia, que homenageia os melhores anúncios e as melhores campanhas publicitárias de SST, serão revelados na mesma ocasião.

WORKSHOPS
No decorrer desta quarta-feira, o técnico de Segurança do Trabalho e coordenador da Comissão de Equipamentos Auxiliares para Trabalho em Altura do CB-32 da ABNT Marcos Amazonas ministrará o Workshop NR 35 - Trabalho em Altura. Um dos itens que o especialista aborda são os pontos faltantes para que a norma seja efetivamente implementada nas empresas. Para ele o principal é o conhecimento. "Nos voltamos para a educação, pois a informação é o caminho da chegada da segurança nas empresas. Instituições de ensino voltadas para técnicos e engenheiros de segurança precisam reforçar seus conteúdos, como no casos de cursos específicos para a NR 35. Quando este público tiver acesso à informação com conteúdo, o processo vai ganhar uma base sólida", defende. O Workshop NR 35 é patrocinado pela Honeywell.

Também se iniciam hoje os Workshops de Atualização Profissional em Saúde e Segurança do Trabalho, apresentando três dos nove temas que serão vistos até o dia 7 de agosto. PPR (Programa de Proteção Respiratória); Formação de Perito e Assistente Técnico em Perícia de Insalubridade e Periculosidade; e Práticas e Conceitos Básicos para a Atuação do Profissional de SST são os assuntos trazidos pelos especialistas nesse primeiro dia.

EVENTOS GRATUITOS
Em sua 11ª edição, o Seminário Proteção Brasil tem início à tarde, com a palestra "Os desafios na gestão do clima e cultura de segurança no cenário atual", com o psicólogo especialista em gestão de projetos Odilon Cunha Jr. Após serão apresentados seis dos 15 cases vencedores do Prêmio Proteção Brasil 2015 nas categorias Formação e Comunicação, Ações de SST junto à Comunidade, Ergonomia e Segurança de Máquinas e Equipamentos.

Outro evento gratuito que começa hoje é o Cipassat - Ciclo de Palestras Multiprofissional de Segurança e Saúde no Trabalho. Oferecido pelo Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo), o encontro começa com o 6ª ENEC - Encontro Estadual de Cipeiros da Construção Civil de SP, com palestras pela manhã e tarde. Para o TST Rene Cavalcanti, diretor de desenvolvimento profissional do Sintesp, o momento é oportuno. "Além de marcamos nossa presença na Expo Proteção, para nossos representados, aproveitamos para discutir temas de extrema relevância aos TSTs", comemora.

As palestras técnicas gratuitas de hoje ficam por conta da ABSpk (Associação Brasileira de Sprinklers), Santista, Ansell, Intertox, CNBC Brasil (Conselho Nacional de Bombeiros Civis) e Corpo de Bombeiros de SP.

EXPO EMERGÊNCIA
Na área emergencista têm início o Workshop de Emergência e Proteção Contra Incêndio, o 5º Seminário Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar de Emergências e de Resgate de Acidentados e o Seminário de Proteção Contra Incêndio. Gratuitamente ocorrem as palestras da ABSpk (Associação Brasileira de Sprinklers) e a conferência "Serviços de bombeiros e equipes de emergências em municípios, empresas e comunidades", organizada pelo CNBC (Conselho Nacional de Bombeiros Civis).

TRANSPORTE GRATUITO
Os visitantes da Expo Proteção e Expo Emergência 2015 contam com transporte gratuito do Terminal Rodoviário Tietê até o Pavilhão Verde do Expo Center Norte, com ida e volta de 30 em 30 minutos. Com embarque no terminal rodoviário das 7h30 às 9h, e das 12h às 21h, as vans estarão à disposição dos passageiros no lado oposto do terminal, no sentido bairro-centro. Mais informações podem ser obtidas no balcão de atendimento da feira.

A cobertura completa você encontra em www.expoprotecao.com.br. Mais informações pelo e-mail treinamento@protecaoeventos.com.br ou pelo telefone (51) 2131-0400.
Para acessar a programação completa, clique aqui.

Serviço
Expo Proteção - 6ª Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho
Expo Emergência - 9ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas
Data: 5 a 7 de agosto de 2015.
Hora: 13h às 21h
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme São Paulo - SP
Informações: (51) 2131 0400 ou www.expoprotecao.com.br
Inscrição somente no local do evento.