Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Último dia promete movimento na Expo Proteção

Ainda dá tempo de conferir todas as novidades em produtos e serviços voltados à área de SST expostos na Expo Proteção - Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho que fica aberta até as 21h desta sexta-feira (7) no Pavilhão Verde do Expo Norte Center, em São Paulo/SP. Equipamentos também podem ser conferidos na Expo Emergência - 9ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas, que acontece em paralelo e também encerra hoje. As feiras são realizadas pela Proteção Publicações e Eventos e têm patrocínio das empresas Ansell/Hércules, Metalcasty e Santista.

Pela primeira vez na Expo Proteção, o Seminário eSocial faz parte da programação técnica paralela oferecida durante o evento. O encontro que pretende apresentar o cenário atual e futuro deste novo processo de unificação de informações tem como primeiro palestrante o coordenador do Grupo de Trabalho eSocial e auditor fiscal do Ministério do Trabalho José Alberto Maia. Tratando sobre os efeitos que a nova legislação provocará nas empresas brasileiras, Maia percebe que uma grande dificuldade está na forma como as empresas setorizam os dados. "É muito comum que os sistemas de informação responsáveis pelos registros de SST não "conversem" com os demais sistemas da empresa como, por exemplo, o de pessoal ou de folha de pagamento. Em alguns casos este serviço é feito por pessoas/empresas terceirizadas", avalia.

Na parte da tarde um dos temas fala dos aspectos relativos à gestão de saúde do trabalho que devem ser levados em consideração durante a implementação do eSocial nas organizações. A explanação do assunto será feita pelo médico do Trabalho Luiz Fernando Hormain.

WORKSHOPS
O acidente do trabalho e suas consequências jurídicas; o direito aplicado à Segurança e Saúde do Trabalho; e a gestão de SST na indústria da construção civil são os três assuntos que compõem o último dia dos Workshops para Atualização de Profissionais, fechando os nove tópicos apresentados de 5 a 7 de agosto.

No Workshop NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, o engenheiro de Segurança do Trabalho Ricardo Shamá, nesta sexta-feira, dará uma visão geral de todos os requisitos da NR 20, destacando as principais dificuldades de execução da norma. "A despeito de fazer mais de três anos da publicação da nova norma NR 20 e com o prazo para a sua implantação vencido, observo pelos trabalhos de consultoria que tenho realizado, que muitas empresas ainda não implementaram esta nova norma. Quando o fazem, são motivadas por solicitações de ordem legal através da fiscalização do MTE, Ministério Público ou sindicatos patronais", afirma.

Engenheiro de segurança e especialista em Análise e Gerenciamento de Riscos, Helton Luiz Santana Oliveira ministra o Workshop Análise de Riscos. Fala, entre outras temáticas, sobre as principais técnicas qualitativas e quantitativas de análise de riscos, pontuando os principais critérios de tolerabilidade de risco no Brasil e no exterior.

EVENTOS GRATUITOS
O Cipassat (Ciclo de Palestras Multiprofissional de Segurança e Saúde no Trabalho) encerra suas atividades com o Encontro Estadual dos TSTs, aproveitando para lembrar o Dia do SESMT, comemorado no último 27 de julho, trazendo palestras no decorrer do dia. Realizado pelo Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo), o encontro ofereceu programação durante os três dias de Expo Proteção e hoje abordará sobre os impactos da terceirização no SESMT. "Apesar do Projeto de Lei estar parado no Senado, devemos saber em que nos impactará, o que devemos esperar e o que devemos fazer", pondera o TST Rene Cavalcanti, diretor de desenvolvimento profissional do Sintesp.

Outro evento gratuito que ocorre nesta sexta-feira (7) é o E-Encontro (Encontro Nacional de Grupos e E-Groups de SST), coordenado pelo técnico de Segurança do Trabalho Cosmo Palasio de Moraes Jr. Durante as apresentações os palestrantes tratam sobre Ergonomia, atuação do Cerest, organização e atuação do SESMT e Justiça do Trabalho.
Profissionais das empresas Santista, Grupo BT, Qualisegma, Task, CCR Autoban e Corpo de Bombeiros de SP finalizam as palestras técnicas gratuitas dos expositores.

EXPO EMERGÊNCIA
Neste último dia acontecem os Workshops de Emergência e Proteção Contra Incêndio "Educação Continuada na Formação do Instrutor / Suporte Básico de Vida e Situações Especiais" e "Prevenção de Acidentes e Doenças x Disciplina Operacional - Uma Questão Comportamental". Além das simulações que encerram a Expo Show.

TRANSPORTE GRATUITO
Os visitantes da Expo Proteção e Expo Emergência 2015 contam com transporte gratuito do Terminal Rodoviário Tietê até o Pavilhão Verde do Expo Center Norte, com ida e volta de 30 em 30 minutos. Com embarque no terminal rodoviário das 7h30 às 9h, e das 12h às 21h, as vans estarão à disposição dos passageiros no lado oposto do terminal, no sentido bairro-centro. Mais informações podem ser obtidas no balcão de atendimento da feira.

A cobertura completa você encontra em www.expoprotecao.com.br. Mais informações pelo e-mail atendimento@protecaoeventos.com.br ou pelo telefone (51) 2131-0400.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

Serviço
Expo Proteção - 6ª Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho
Expo Proteção - 9ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas
Data: 5 a 7 de agosto de 2015.
Hora: 13h às 21h
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme São Paulo - SP
Informações e inscrição: (51) 2131 0400 ou www.expoprotecao.com.br


Leia mais:
Corredores cheios no segundo dia de Expo Proteção
Vencedores do Top of Mind e Top de Mídia são premiados
Expo Proteção começa hoje em São Paulo/SP
Expo Proteção acontece em São Paulo
e-Social vai exigir cuidado das empresa no preenchimento das suas informações
Seminário paralelo à feira discutirá os impactos da nova legislação na SST
Sexta edição da Expo Proteção espera mais de 55 mil visitantes
Workshop Espaços Confinados NR 33
Workshops para Atualização de Profissionais em Saúde e Segurança do Trabalho
Mavaro - Qualidade em cremes protetores e proteção solar na Expo Proteção 2015
Ecobrisa na Expo Proteção 2015
6ª Expo Proteção oferece extensa programação à classe prevencionista
Intertox participa da Expo Proteção 2015
Faster traz novidade em prevenção contra riscos físicos à Expo Proteção
ARTEFLEX apresenta nova linha Advanced na feira Expo Proteção
Marcas da BSB estarão no estande da BT durante a Expo Proteção 2015