Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Por que usar uma bota térmica para frigorifico?

O frigorífico é uma instalação industrial onde se realiza o abate, processamento e armazenamento de origem animal. Trata-se de um ambiente que oferece diversos riscos aos trabalhadores da indústria que, quando não seguem corretamente os procedimentos de segurança ou não estão paramentados com Equipamentos de Proteção Individual adequados, ficam expostos a infecções por agentes biológicos.

Os funcionários de um frigorífico também estão sujeitos a acidentes causados pelas ferramentas perfurocortantes utilizadas no ambiente de trabalho. Além disso, por conta do frio e da umidade extrema das câmaras frigoríficas, esses trabalhadores podem sofrer lesões e apresentar problemas na pele.

Por conta desses riscos, foi criada a Norma Regulamentadora para Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados — NR 36, que exige a utilização de determinados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por funcionários que trabalham em câmeras frigoríficas e outros ambientes com condições extremas.

A bota térmica para frigorífico é um desses EPIs exigidos por lei. Trata-se de um equipamento de proteção fabricado com materiais que protegem os pés do usuário do frio e da umidade dentro da câmara. É um dispositivo de altíssima qualidade que, ao mesmo tempo que protege, oferece total liberdade de movimentação ao funcionário.

A bota para câmara fria oferecida pela EPI-Tuiuti é confeccionada em couro branco, com opção em bico de aço — que protege os pés de objetos perfurocortantes. Este EPI também impede o contato com sangue e outras substâncias comuns em frigoríficos e que podem provocar doenças infecciosas.