Tecmater - Equipamentos de proteção individual

O que são vapores orgânicos e qual máscara utilizar?

Os vapores orgânicos são aqueles formados por átomos de carbono com hidrogênio, podendo ainda conter outros elementos em sua composição — como o oxigênio e nitrogênio. Embora o vapor d’água seja um tipo de vapor inorgânico que está presente em toda a atmosfera, do ponto de vista toxicológico, os compostos orgânicos são mais comuns que os considerados inorgânicos.

São exemplos de vapores orgânicos: benzeno, acetato de etila, álcool etílico, éter etílico, tricloroetileno, acetona, entre outros. Quem trabalha em contato com esses gases deve ficar atento aos riscos oferecidos por essas substâncias, tais como contaminação por inalação, queimaduras e lesões de pele.

Cabe à empresa contratante oferecer todos os equipamentos de proteção individual necessários para garantir a segurança dos funcionários que desempenham atividades em ambientes com a presença de vapores orgânicos. A máscara respiratória é um dos dispositivos fundamentais para garantir a proteção desses colaboradores, impedindo que a inalação de gases tóxicos cause danos ao sistema respiratório.