Tecmater - Equipamentos de proteção individual

BA: Camarotes são embargados por fiscais do trabalho

Três camarotes do circuito de carnaval em Salvador foram embargados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA) por conta das condições de trabalho que foram encontradas durante a fiscalização. A operação fiscal da SRTE-BA começou na semana passada e vai até o desmonte das estruturas, depois da festa momesca.

Segundo o órgão, as empresas responsáveis pelo camarotes devem readequar as condições de trabalho para que ocorra o desembargo e a construções sejam retomadas. Irregularidades como falta de registro dos trabalhadores, ausência de equipamentos de proteção coletiva e individual foram flagradas nas obras. Ainda foram encontrados pelos fiscais da superintendência trabalhadores não treinados para realização das atividades em altura e não submetidos a exames médicos.

Até esta sexta (15), já foram inspecionados 12 camarotes no total, alcançando cerca de 300 operários. O chefe da Inspeção do Trabalho na Bahia, Flávio Nunes, diz que a fiscalização tem sido focada nos camarotes que ainda não firmaram acordo com a superintendência sobre as condições de trabalho. "O Termo de Compromisso destaca requisitos fundamentais que preservam a vida, a saúde e a dignidade dos trabalhadores que ali exercem as suas atividades", conclui Nunes.