Tecmater - Equipamentos de proteção individual

EPIs podem ser compartilhados?

Se na empresa em que você trabalha há o costume de se compartilhar EPIs, você não está bem protegido e o estabelecimento não está cumprindo as regras de acordo com a lei. Como o próprio nome indica, equipamentos de segurança individual, diferentemente dos equipamentos de segurança coletivo, não podem ser compartilhados! É obrigação da empresa fornecer os EPIs em perfeito estado de utilização e higiene, de acordo com a necessidade, para cada colaborador, conforme declarado na NR 6 – EPI:

6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Portanto, a empresa, antes mesmo de iniciar suas atividades, deve colocar em seu planejamento a compra e fornecimento dos EPIs aos funcionários. Para isso, ela deve primeiramente avaliar os riscos que cada função e área da empresa possuem junto a um técnico de segurança do trabalho, para, em seguida, providenciar os EPIs adequados a cada um de seu time.

Em alguns casos, é necessário inclusive que haja EPIs reservas. Se uma luva sofrer desgaste, por exemplo, a empresa deve ter outra disponível para que o colaborador a utilize. Com isso, o estabelecimento demonstra respeito e preocupação, além de inteligência, por não sofrer os riscos de acidentar um funcionário por um motivo de simples resolução.

A importância de cada EPI ter um único usuário envolvem muitas questões. Em uma empresa em que é necessário usar máscaras faciais, por exemplo, é fundamental que este EPI tenha apenas um dono, a fim de evitar que doenças respiratórias sejam transmitidas. Além disso, o trabalhador se sente muito mais respeitado tendo o seu próprio equipamento, já que o mesmo será adequado ao seu tamanho (gerando conforto e qualidade) e não será necessário revesar o uso (o que gera praticidade).

Evite compartilhar seu EPI. Caso isso esteja acontecendo onde trabalha, converse com um membro da CIPA para que providencie a adequação das normas e você garanta ao máximo a sua segurança!