Tecmater - Equipamentos de proteção individual

CURIOSIDADE: Quais são os tipos de cones de sinalização?

O cone de sinalização é um dispositivo que tem a função de indicar perigos em determinadas áreas com problemas estruturais ou situações emergenciais que podem provocar acidentes. Trata-se de um equipamento de sinalização de segurança que geralmente apresenta cores bastante chamativas e características, justamente para facilitar a visualização mesmo em ambientes pouco iluminados.

Este equipamento de proteção coletiva é fabricado com materiais de qualidade, que sejam capazes de suportar a exposição ao sol e às chuvas sem desbotar as cores ou sua capacidade refletiva.

Tipos de cones de sinalização

Em geral, os cones de sinalização são divididos entre rígidos ou flexíveis. Ambos os modelos podem ser encontrados em cores variadas, sendo que as mais comuns são os que apresentam listras amarelas e pretas ou laranjas e brancas.

Existem, ainda, os cones de sinalização que permitem o encaixe de sinalizadores externos, como sinais piscantes ou fitas de sinalização. Alguns modelos podem ser preenchidos com areia, evitando que saiam voando com o vento.

Onde os cones de sinalização são utilizados?

O uso de cones de sinalização é indicado especialmente para indicar perigos e situações de emergência em estradas e vias públicas em geral. Objetos na pista, barreiras policiais, transporte de produtos perigosos e acidentes são algumas situações nais quais o dispositivo deve ser utilizado. Além disso, esses cones facilitam a organização de vagas em estacionamentos.