Tecmater - Equipamentos de proteção individual

MP quer criar programa de prevenção de acidentes no Porto

O Ministério Público (MP) de Santos , no litoral de São Paulo, quer criar um programa de alerta e preparação para emergências na região do Porto de Santos e no Polo Industrial de Cubatão.

Um inquérito civil foi instaurado no dia 4 de fevereiro para avaliar a ação de prefeituras, órgãos federais, estaduais e terminais portuários no caso de emergências.

O programa, idealizado pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), pretende implantar um gabinete de crise fixo para lidar com acidentes, como o incêndio da Ultracargo, que ocorreu em abril do ano passado, e o vazamento na Localfrio, em janeiro deste ano.

De acordo com a promotora do meio ambiente, Flávia Maria Gonçalves, "a intenção é que haja um gabinete permanente, porque a área é de risco".

Uma das ideias é exigir da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) o mapeamento completo dos tipos de cargas e seus perigos na área portuária. Segundo Flávia, este mapa atualizado é ideal para uma resposta imediata no caso de um vazamento.