Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Eventos no mês de abril lembram vítimas de acidentes de trabalho

Em 28 abril de 1969, 78 trabalhadores de uma mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão. Quase 47 anos depois, campanhas ao redor do mundo continuam lutando por mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho, que consagrou o Dia Mundial da SST em 2003, divulgou o tema para campanha global desse ano: "Estresse no trabalho: um desafio coletivo". A proposta da OIT é chamar a atenção para as tendências globais atuais em relação ao estresse relacionado ao trabalho e seu impacto na saúde dos colaboradores e no mercado.

Segundo a OIT, o ritmo do trabalho ditado por comunicações instantâneas, elevados níveis de competição, as mudanças nas relações de trabalho e o atual recesso econômico correspondem a riscos psicológicos aos trabalhadores, que enfrentam demissões em massa, reestruturação organizacional e aumento do trabalho precário. A entidade acredita que, embora seja a fonte do problema, o ambiente laboral é o local ideal para se encontrar a solução.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência, dos 11.791 auxílios-doenças acidentários baseados na categoria "Transtornos Mentais e Comportamentais" concedidos em 2014, 80,56% foram decorrentes do estresse, episódios depressivos, alternância de humor e ansiedade.