Tecmater - Equipamentos de proteção individual

Debate sobre segurança no trabalho nas Olimpíadas

O Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ), em parceria com outras entidades, promovem no próximo dia 25 o evento "Trabalho Seguro e gestão do estresse no ambiente laboral: um desafio olímpico". O evento, que contará com especialistas e instituições ligadas à proteção dos direitos do trabalhador, irá debater questões ligadas à segurança e saúde no trabalho e os desafios para garantir a proteção dos profissionais em grandes obras e eventos, sobretudo com a proximidade das Olimpíadas, que acontecem este ano no Rio de Janeiro.

O seminário será das 13h às 17h30, na sede do TRT/RJ e contará com a presença do procurador-chefe do MPT-RJ Fabio Villela, além das procuradoras Juliane Mombelli e Cynthia Lopes, que integram o núcleo de defesa do meio ambiente de trabalho. O evento vai marcar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e celebrado anualmente em 28 de abril.

Composto por palestras de especialistas das instituições organizadoras, o seminário abordará assuntos que ganharam destaque este ano, como o estresse no trabalho, que foi escolhido pela OIT como tema para a campanha mundial de 2016, com o título "Estresse no trabalho: um desafio coletivo".

Segundo a Organização, hoje em dia muitos trabalhadores enfrentam uma grande pressão para cumprir com as exigências da vida laboral moderna. Os riscos psicossociais, como o aumento da competitividade, maiores expectativas sobre o rendimento e longas jornadas, contribuem para que os ambientes de trabalho sejam cada vez mais estressantes. Outro assunto em evidência em 2016, as Olimpíadas também serão contempladas nas palestras, que abordarão os Jogos Olímpicos sob o enfoque do trabalho decente, seus desafios e conquistas.

O evento é aberto a trabalhadores, empregadores e todos os que se interessam pelo tema da segurança no trabalho. Serão fornecidos certificados aos participantes que manifestarem interesse. Os detalhes da programação do evento serão divulgados em breve, assim como o início das inscrições, que poderão ser feitas por meio do site da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) ou pelo e-mail cerj@fundacentro.gov.br. O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) também é parceiro na realização do evento.

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Serviço:
Seminário Trabalho Seguro e gestão do estresse no ambiente laboral: um desafio olímpico
Data: 25/4/2015
Horário: das 13h às 17h30
Local: TRT/RJ (Av. Pres. Antônio Carlos, 251 - Centro - Rio de Janeiro - RJ)